terça-feira, 20 de maio de 2008

* * Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) * *

O filme marca a estréia da cantora Norah Jones na telona, no filme ela interpreta Elizabeth, uma jovem que descobre que o namorado a traiu. Ela acaba conhecendo Jeremy, que é dono de um aconchegante café. Entre desabafos e tortas, os dois trocam experiências e falam de relacionamentos amorosos (geralmente que não deram certo). O roteiro continua falando de dor e separação até a protagonista viajar e tentar uma vida nova em outro lugar. Enquanto Jeremy continua em Nova Iorque com sua loja, Elizabeth parte para Tennessee, onde encontrará uma série de personagens que, de uma forma ou de outra, também passaram por dificuldades de cunho emocional.
Em determinado ponto a história muda de rumo, em uma viagem pessoal sobre amadurecimento. Pode-se dizer que "Um beijo roubado" fala basicamente da famosa dor de cotovelo.

É um filme muito interessante, com uma proposta maravilhosa!! Achei eele mtoooo bonitinho!!!

A proposta do filme pode ser admirada em vários aspectos como o roteiro, a direção, o elenco, a fotografia... notei em algumas passagens a utilização de extravagantes posicionamentos de câmeras ... nas passagens mais lentas ou mesmo o silêncio, focava as atenções em diálogos e gestos, fazendo com que os sentimentos de seus personagens fossem mostrados na exata proporção ... com isso o filme pôde passar aos expectadores seqüências inesquecíveis e dar o devido valor à performance de seu elenco.


Notei que o diretor mergulhou fundo na cultura norte americana, quem for mais atento poderá perceber alguns efeitos que comprovam isso :
O primeiro podemos ver nas noites no balcão do bar, os jogos de azar, a estrada como forma melancólica de superar as dores do passado.
O caráter noturno das locações, por exemplo, faz a aparência do filme parecer adequada à história, e não um mero capricho estético do diretor.
Bares e cassinos, afinal, estão repletos de luzes multicoloridas e superfícies espelhadas (vitrines, janelas, copos e garrafas), permitindo a filmagem da maioria das cenas com um tipo de iluminação artificial e multicolorida (pelo menos foi oq me pareceu!!!!!!!!!!!!!)



O clima romântico é garantido pela trilha sonora, que conta com canções bem selecionadas de cantores e bandas como: Cat Power, Gustavo Santaolalla e, é claro, Norah Jones, a trilha se encaixa muito bem ao clima suave do filme, que encanta pela sua singeleza .

A beleza das imagens e o bom elenco deixa o filme interessante. O filme apresenta uma fotografia belíssima, uma agradável surpresa que encanta pelo jogo de cores vibrantes, cintilantes, explosivas ...os tons em vermelho e azul lembram as cores de Almodóvar, porém numa variação sombria e um clima boêmio durante boa parte das passagens.






A forma como trabalharam com a imagem, o som, e a sedução exibida por belas mulheres, os planos longos e próximos dos atores ... conseguiram deixar o filme ainda + encantador!!!

É um filme às vezes amargo e melancólico, outras vezes podemos interpretá-lo como doce e esperançoso, mas que deixa suspiros no final...com um dos melhoreeessssss bjooossssss !! Huuuuummmmm

“Um Beijo Roubado” é uma experiência bonita, emociona... tornando possível a junção de arte e entretenimento. É certamente recomendável para quem ainda acredita que o amor é possível.


O filme realmente é muito bacana. Uma história de amor um pouco fora dos padrões - o que eu gosto de ver. Algo interessante da história, para mim, é a marcação de tempo e de lugar meio ao estilo de um “roteiro”. Também gostei que os cartazes do filme seguem o estilo do mesmo - cores chamativas, e muito bem elaborados.




Um filme bem cuidado e interessante nos detalhes!!!!!!!!!!!!

Gostei =P

Um comentário:

Junia Meirelles disse...

Ok. Este post valeu 2 horas de atividades complementares para você.