domingo, 11 de maio de 2008

* * RE - POSTAGEM ... UM PLANO BRILHANTE * *

Em Um Plano Brilhante, Laura Quinn (Demi Moore) é uma executiva extremamente dedicada que trabalha na MAIOR empresa de diamantes de Londres, London Diamond, em… 1960. Mas ela é frustrada: seu sucesso profissional (mais conhecido como promoção, subir de cargo, essas coisas) é impedido pelo fato de ela ser uma mulher. Após conhecer o faxineiro Mr. Hobbs (Michael Caine), cara amargurado com uma pequena sede de vingança contra a empresa, ela junta-se ao cara por terem algo em comum: Os dois querem vingança ali. Mr. Hoobs tem um plano, e ela tem um motivo. Os dois se preparam então para colocar em prática o plano brilhante: um roubo audacioso na firma que os menosprezou...



O que torna o filme singular e especial é a construção do roteiro, a maneira como cada cena é montada, cuidadosamente, em que cada objeto de cena simboliza algo.
Cada foco ou sua ausência, luzes, sombras, ângulos. Os ângulos se destacam do filme, sempre inesperados e tão significativos, como quando a cidade de Londres é representada.

O começo bem começinho do filme é meio duvidoso… afinal, ver Demi Moore tão “envelhecida” artificialmente, ao ponto de parecer um bocado falso o efeito, não é a cena mais convidativa de todas. Mas quando o filme “volta no tempo”, para a Londres dos anos 60, percebemos que o tom da narrativa muda. Esta época foi muito bem retratada..vamos dizer que PERFEITA, a fotografia dos ambientes de “primeira classe” é sóbria e elegante, boa decoração (a arquitetura dos escritórios, nas ruas de Londres, o estofado da cadeira ... móveis no geral, reparei bem no cinzeiro de pé da Demi Moore...D+++), a moda e o figurino são bem retratados (roupas elegantes da época...reparem no corte da saia da Demi Moore) e principalmente o comportamento dos atores...são realmente detalhes que fazem a diferença.







O filme traz cenários bem feitos, com boas imagens, audio e trilha sonora se encaixam ao enredo, só pela trilha sonora eu já percebi que se tratava de um belo filme. O filme é composto por nuances de sensibilidade, como a forte trilha sonora que permeia boa parte do filme.

Uma parte do filme foi rodado em Luxemburgo, um país extremamente fotogênico, que fornece cenários maravilhosos para a ação.

Seguindo o exemplo de 11 Homens e um Segredo, o roteiro faz com que o público simpatize com o ladrão ao dar um bom motivo para o roubo.
O filme trata do roubo de diamantes, mas não apenas disto. Aborda os temas da ambição, da vingança, da lealdade a uma empresa ou a uma filosofia de vida. Também fala da descoberta de uma pessoa de valores mais nobres do que o dinheiro ou a posição social. Claro que tudo isso diluído na trama de ação e de certo suspense. A verdade é que o roteirista conseguiu equilibrar bem os vários temas sem tornar o filme chato ou com cara de “filosófico”.




Gostei também da direção de fotografia limpa e ao mesmo tempo com um certo estilo O filme, que fala de brilho, glamour, ambição e vingança, usa cores esverdeadas o tempo todo. Mais para esmeralda do que diamantes, não?! Mas enfim...notei também o uso das cores azul e cinza e a valorização do branco (o que deixou o trabalho ainda mais com a “cara” de Londres.)




Gostei do trabalho de Demi Moore, que está charmosa e se encaixa bem à ambientação.
Um pouco de surpresa, um pouco de suspense, uma bela fotografia. Um fundo político que não fica muito bem explicado. A história envolve o suficiente para se quebrar a cabeça tentando decifrar o "como" - a grande charada de todos os filmes de assalto - que não é dos mais difíceis.
As cenas de suspense são muito boas e deixam os espectadores realmente tensos.


Achei o filme mto interessante.

TRAILLER DO FILME : http://br.youtube.com/watch?v=RGh7MTlqQd4

Um comentário:

Junia Meirelles disse...

Mas, afinal, vc gostou ou não gostou do filme?
No primeiro post vc não tinha gostado, mas neste aqui vc afirma que gostou de várias coisas....

de qualquer forma, Ok. Este post valeu 2 horas de atividades complementares para você.